Notícia COMUNICADO URGENTE! MOSQUITO AEDES AEGYPTI ESTÁ EM PROLIFERAÇÃO EM BARÃO DE COTEGIPE

Imagem da notícia COMUNICADO URGENTE! MOSQUITO AEDES AEGYPTI ESTÁ EM PROLIFERAÇÃO EM BARÃO DE COTEGIPE

COMUNICADO URGENTE! MOSQUITO AEDES AEGYPTI ESTÁ EM PROLIFERAÇÃO EM BARÃO DE COTEGIPE

 

 

Por: Suelen Dal Piva

 

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Equipe de Combate a Endemias (ACE) alerta sobre os riscos da proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI em Barão de Cotegipe. O mosquito é transmissor da  Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana.

Como é de conhecimento da população através dos noticiários a tão temida Dengue já foi diagnosticada no município vizinho (Erechim) e o risco de o problema alastrar-se para a região é real e que está deixando a Secretaria de Saúde e a ACE em alerta total. 

Por esse motivo estão solicitando para que a população se atentem com a coleta de água em recipientes abertos que possam vir a tornar-se foco do mosquito. 

Como medida cautelar é solicitado à população que sejam tomados os seguintes cuidados:

- Descartes de litros e garrafas viradas com a boca para baixo evitando assim água em seu interior;

- Calhas com acumulo de sujeira que é uma situação que propicia a colocação dos ovos pelo mosquito.

Devemos alertar que o município já possui grande proliferação do mosquito que foram verificadas e analisadas pelas agentes ao Combate de Endemias, e que poderão ser motivos de uma epidemia iminente, o que já ocorre em outros estados.

Considerando que depois de infectado o mosquito passa a ser transmissor do vírus após oito a doze dias de incubação transmitindo-o para outras pessoas que forem picadas. Vale lembrar que o mosquito permanece o restante da vida infectado, o que dura entre 6 a 8 semanas.

Analisando o ciclo e a dificuldade no controle, visando preservar a saúde, o bem estar e principalmente à vida, clamamos pela colaboração da população para que contribuam tentando extinguir de suas residências possíveis focos.

Juntos podemos possamos evitar a propagação desse mosquito nos ajude, colabore você também!