Notícia Dia de Visitas Ilustres na Câmara Municipal

Imagem da notícia Dia de Visitas Ilustres na Câmara Municipal

Dia de Visitas Ilustres na Câmara Municipal

Por: Suelen Dal Piva

No último dia 30 de agosto alunos do 3ª Ano da Escola Municipal Ângelo Rosa visitaram a Câmara de Vereadores de Barão de Cotegipe.

            Os alunos vieram com o intuito de conhecer o prédio da prefeitura, onde durante seu “tour” depararam-se com a enorme sala abarrotada de cadeiras que logo despertou a curiosidade de todos.

            A turma estava acompanhada da Professora Sra.Adriane Martins e da Coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação do município Sra. Gleise Binotto Mariga e foram recebidos pelo Presidente da Casa Legislativa Sr. Zaqueu Picoli e a assessora Sra. Jane Iankevicz que na oportunidade explicaram como funcionam os trabalhos Legislativos e para que servia todas aquelas cadeiras da sala enorme.

            Explicou ainda como funciona a questão de ordem da Casa Legislativa e que quando um dos vereadores deseja se pronunciar este ergue a mão em gesto de solicitação para o usar da palavra, a partir desse instante fomos surpreendidos pela espontaneidade dos alunos que imediatamente respeitaram a questão de ordem do recinto, fazendo com que as perguntas viessem acompanhadas de mãos erguidas ao alto como gesto de respeito e aprendizado.

            Logicamente que com o despertar da curiosidade da “gurizada” vieram a chuva de perguntas que foram respondidas conforme cada questionamento até que eles de fato entendessem o que acontece por aqui. O Presidente “Pipo” como é comumente conhecido pelos alunos transmitiu um pouco da história da Câmara e sincronicamente do município mostrando-os a Galeria dos Ex Presidentes.

             Quando enunciado os nomes dos vereadores em exercício houve o interessante fato de que   todos alunos conhecem ao menos um dos parlamentares em exercício, e um deles chegou a falar “- Eu conheço o vereador Floriano Ternes e ele mora lá no Wawruch”.

É a história fazendo história...

            Essa foi a segunda visita que a Câmara recebeu de alunos nessa Legislatura. O que mais contenta é o fato de despertarmos interesse à essas crianças pois são elas que serão o retrato do nosso futuro, um futuro breve por sinal, talvez estivemos na presença de futuros vereadores, presidentes da Câmara, prefeitos, e é isso que torna tudo ainda mais fascinante.

            “Temos que valoriza-los afinal o Amanhã estará nas mãos dessas crianças e esperamos que nossos Atos sirvam de exemplo” explanou o Presidente Sr. Zaqueu Picoli.

            Deixamos nossos agradecimentos à Escola Angelo Rosa que está contribuindo para o conhecimento mais amplo das nossas crianças e deixamos o espaço aberto para todas às escolas e pessoas que quiserem conhecer um pouco mais do nosso trabalho.



    Imagens da Notícia